A Rainha das Cores


Como é que tudo isto começou?
Essencialmente pelo gosto de fazer coisas pelas próprias mãos - pintar, costurar, bordar, tricotar. Tudo saberes que me chegaram desde cedo, pela minha avó paterna e pela minha mãe que fazem ainda hoje coisas incríveis e de quem fui ouvindo sempre, quando entrávamos em lojas 'deixa lá isso, nós conseguimos fazer mais bonito'.
E de facto tenho ainda memória das camisolas tricotadas pela minha mãe que recebiam elogios de toda a gente e que eu vestia com orgulho por serem únicas e escolhidas ao meu gosto! Ou das roupas para as bonecas que a minha avó fazia na máquina.

Talvez por essa influência, tive sempre curiosidade em aprender como se fazia e ir experimentando ideias aqui e ali.
Foi com essas ideias que comecei a presentear filhos de amigos com camisolas com desenhos coloridos, divertidos. Motivos para crianças que não fossem demasiado infantis e que não caíssem demasiado no binómio menina-menino que sempre me fez confusão.
Respeito todos os gostos e estilos, mas para mim, o sexo de um bebé ou uma criança não tem que ser identificado pela roupa que veste e causa-me estranheza ver como por vezes, as roupas que os pais escolhem condicionam tanto aquilo que elas são - crianças! Pergunto-me se as meninas são mais cautelosas no parque porque têm medo de se magoar ou porque os vestidos e os laços na cabeça não lhes permitem a mesma mobilidade. Pergunto-me se o rapazolas com camisa e polluver como o pai não se sentiria mais livre e confortável sem botões a apertar-lhe o pescoço e a mascara-lo de homenzinho...
É inegável que a roupa influencia o nosso comportamento e a nossa identidade e como por vezes era difícil encontrar nas lojas roupas que me levassem para o mundo imaginário das crianças decidi começar a fazer o que tantas vezes tinha ouvido 'deixa lá isso, nós conseguimos fazer mais bonito!'.
Mais bonito ou não, fui oferecendo essas peças feitas por mim com todo o cuidado e carinho e a partir daí foram surgindo incentivos e novas encomendas, algumas para crianças, outras para adultos. Outras ainda (aqui*, aqui* ou aqui*) que desafiam e criam laços entre quem as veste.

Porque o que vestimos diz muito do que somos e porque não somos todos iguais, gosto particularmente de receber pedidos em que me dizem apenas para quem é a encomenda, alguns gostos e interesses da criança, o tamanho e as cores preferidas. Fico algum tempo a pensar o que fazer e... voilá! Passado algum tempo surge um modelo novo, único e especial!

E porque não nos vestimos só de bodies e camisolas, a vontade é alargar os produtos disponíveis! Principalmente nesta nova fase, em que tive que começar a pensar e procurar roupa para o nosso bebé, fui sentindo ainda mais as limitações do que nos é oferecido nas lojas -  os rosas e frases de princesas por um lado, os tons mais escuros e frases de super-heróis do outro, já para não falar dos preços tantas vezes absurdos para roupas tão pequeninas e que são usadas por tão pouco tempo! E ao sair tantas vezes de mãos a abanar sem encontrar o que queria, fui-me inspirando em algumas marcas e tendências que não se vêm tanto por cá e, mais uma vez, fazendo com as minhas próprias mãos aquilo que quero.

Quem sabe o que virá por aí nos próximos tempos? :)

Até lá, continuamos a receber encomendas de todos os interessados, através do email arainhadascores@gmail.com ou mensagem através da página do fb.

Sem comentários: