Balanços

E 'assim' passou um ano!

Não há pesos nem medidas para estas coisas, mas ainda assim, não tenho dúvidas que este ano foi um dos mais quentes e mais felizes que já tive.

Foi o ano em que descobri o verdadeiro significado do amor. Bom, grande, aconchegante. Que me faz crescer, ser mais, querer mais. Que me faz cuidar com um sorriso. Que me faz experimentar outras responsabilidades que não conhecida e que são um desafio constante e aliciante. Que me fez descobrir o que é ter uma familia. Que me faz aceitar-me como sou e descobrir coisas em mim que nunca havia valorizado. Que me faz desejar crescer com alguém ao meu lado até sermos velhinhos. Que me dá forças para todos os dias lutar e cuidar de nós como a um jardim.

Um ano em que houve muito amor também à nossa volta. Com muitos amigos até aí em caminhos solitários a encontrarem pessoas que lhes enchem o coração. Um ano de muitos brindes, muitos risos e muitas celebrações  ao amor. De menos noites a dançar até às tantas mas ainda assim de muitas noites bem aproveitadas, com muitas gargalhadas e pézinhos de dança a merecerem taças.

Um ano de muito trabalho. Precário, sim. Instável e longe do ideal. Um ano de arregaçar as mangas e não me deixar ficar. Ao longo deste ano fui administrativa, formadora, contabilista, aderecista, empregada de mesa, produtora, psicóloga, hostess, comercial... Um ano com alguns dias a trabalhar de sol a sol. Um ano em que muitas vezes me perguntei qual o sentido para isto. Um ano em que tive a coragem de acreditar num projecto meu, de pôr as mãos à obra e de concretizar uma ideia (sem esquecer nunca a ajuda fundamental da pessoa que tenho ao meu lado, que acreditou desde o início...). A Rainha das Cores é hoje algo palpável. Ainda em ponto pequeno mas com muitas ideias, muito querer e muita ambição. E que terá muito para percorrer em 2014.

De muitas viagens e passeios. Desde as viagens de uma vida aos passeios matinais no parque, houve de tudo. Costa Nova, Barcelona, Cadaqués, Mindelo, Baião, Vila Verde, Peniche, Berlengas, Alentejo, Algarve, Paredes de Coura, Índia, Douro... Tudo sítios de onde retiramos o melhor e de onde voltamos mais ricos.

Um ano de verão celebrado ao máximo. Desde os primeiros mergulhos em Abril, naquele fim-de-semana ainda frio em Mindelo, às surfadas na Costa Nova, às piscinas, aos churrascos e sardinhadas. Às caipirinhas. À viagem de auto-caravana por aí abaixo até ao Algarve. À Zambujeira, à Arrifana, ao Amado, a Salema, ao Zavial. Às praias no Alentejo que não conhecia e que foram nossas. Aos mergulhos do cimo de árvores para os rios. À festa de despedida do Verão com direito a grelhador acesso e balões no terraço.

Um ano em que tornei a corrida no desporto nº1. Corri um pouco por todo o lado e em todas as circunstâncias. E consegui alcançar o objectivo da meia maratona. O treino para esta prova e a prova em si revelaram muitas características que nunca tinha percebido. Comprovaram a força que tenho mas também uma energia negativa vinda não sei de onde que me faz sabotar-me a mim própria em alguns momentos. Este objectivo fez-me lutar contra isso e aperceber-me das coisas que posso desperdiçar por não acreditar mais, por não ter mais foco. 

Foi o ano em que voltei a comer francesinhas (já não comia há uns 10 anos...). Foi o ano em que mais cozinhei na vida.

O primeiro ano em que passei o Natal na minha casa. O primeiro ano em que não passei o dia 24 com os meus pais e o meu irmão. O ano em que tive a melhor passagem de ano até agora (sim, ontem!)

Um ano de mudanças. De casa nova. De transformações.

Foi o ano em que deixei de ser só eu e em que me sinto a ser melhor.

E em 2014?

Desejo que todas as 'nossas' pessoas continuem a fazer parte e festejem connosco todo o próximo ano. 
Que a 'saúde', que é o cliché, continue a estar presente nas nossas vidas e dos que nos rodeiam.
Que exista coragem, força e preserverança para nunca desistir e para criar e aproveitar oportunidades mesmo quando 'crise' é a palavra de ordem.
Que a nossa família continue a crescer.
Que tenhamos oportunidade de partilhar muitos momentos com aqueles de quem mais gostamos (costumo dizer que o mundo pode ser um sítio por vezes feio e injusto, resta-nos rodearmo-nos de pessoas bonitas e que valham a pena)
Que tenha que passear o Óscar ao sol, à chuva, às 7 ou à uma da manhã 365 dias do ano.
Que nos esperem outras tantas viagens, passeios e aventuras.
Que a Rainha das Cores não páre de crescer, de me surpreender e de me motivar a criar mais e mais.
Que existam muitos percursos para serem (per)corridos.
Que existam mais momentos fora da cidade, no campo, no mar, nas montanhas. De pés descalços.

Coisinhas 'pequeninas' a pendurar na porta do frigorífico, para começar já e relembrar todos os dias:
- Dormir mais!
- Ser um bocadinho mais saudável (e isso engloba deixar de fumar...)
- Fotografar mais
- Fazer coisas com as próprias mãos - tricotar, costurar, cozinhar, plantar
- Comprar uma bicicleta
- Ler mais
- Estar mais vezes com amigos que este ano vi tão pouco
- Aprender a parar e a descansar, sem pesos na consciência.

2014 é um caderno com 365 folhas em branco!

Vou preparar a caixinha de lápis de côr! 

:)



3 comentários:

Anónimo disse...

:) um brinde a 2014!

rainha das cores disse...

aaahhhh que bom!! voltaste a escrever no teu blog!!! Já te estive a ler, mas não dá para comentar, ou sou eu que estou muito trenguinha? Um beijo! :)

Anónimo disse...

:D
voltou a vontade de escrever
(não estás, não - comentários só por email ;) )