Bolhas falsas



Li este post ontem e o assunto veio-me ao pensamento por várias vezes.
Não é uma surpresa, as diferenças na postura dos pais/educadores é notória logo ao passar da fronteira. Mas é de enfatizar ainda mais quando vemos estas diferenças em países que vivem com frio, dias curtos, chuva, neve, e que não deixam por isso de viver a rua, como ela é - deles.
Entristece-me, envergonha-me, por tão deprimente que é, ver tantos shoppings cheios de pais e crianças ao fim-de-semana -  o que esperam transmitir aos seus filhos?  Intriga-me que o parque ao lado de nossa casa feche às 17h no Inverno e que imponha mais regras que um quartel militar. Surpreende-me que nos fechemos tanto dentro de portas e que nos queixemos do frio e da chuva, quando somos um dos países mais amenos e com mais sol da Europa.
Quanta infância estamos a limitar por manter as nossas crianças dentro de uma bolha artificial?

"as crianças que eu vejo.

está frio: 2 graus.
o parque está cheio. as crianças brincam: no escorrega, nos baloiços, na areia húmida. enchem baldes com pás e fazem castelos. o parque está cheio: quando está sol. frio. quando chove. no dia em que nevou e havia gelo. o tempo pouco importa. os pais são descontraídos: deixam-nos explorar. andar à chuva. cair. aprender sozinhos. nunca vi um grito. uma palmada. uma repreensão. descontraídos: bebem cafés.
as crianças vestem fatos quentes e coloridos. vejo meninos que ainda estão a aprender a andar em cima de pequenas trotinetes: correm as ruas sem capacete. quando os mais pequeninos caem demoram para se levantar: parecem pequenas tartarugas. no parque não há meninas pequeninas de colares, nem laços grandes no cabelo. usam cachecóis, luvas, gorros. nunca vi uma menina de vestido. no parque usam fatos que se limpam com um pano. fatos que chegam a casa cheios de lama: fatos para sujar. quando estou sentada a ver os meninos brincar vejo: crianças a serem crianças. as meninas não parecem senhoras pequeninas. os meninos saltam em cima de montes de folhas amarelas. secas. vejo meninos com mais roupa, com menos liberdade para correr, saltar: e parecem mais soltos. serenos. felizes. não sei: não sei porque é que aqui as crianças parecem mais felizes.
mas vejo.
talvez seja o que os rodeia.
pais que não estão desempregados. pais que têm tempo.
pais que estão felizes. tranquilos. que os rodeiam de serenidade.
professores que podem ensinar. que não estão longe de casa. que brincam na rua. que os rodeiam de serenidade.
talvez sejam só os meus olhos.

mas aqui vejo: crianças mais sujas e mais felizes"



Sem comentários: