A magia das primeiras semanas

Relembrar aquelas semanas é voltar aos sentimentos mais serenos e doces de que tenho memória.
Estava mentalizada de que seria difícil e tentava preparar-me antecipando o pior cenário - choros, agitação, noites em claro, cansaço. E afinal, fomos 'brindados' outra vez...
Daquelas primeiras semanas recordo a harmonia. A felicidade plena. A sensação nova e até estranha de total confiança, de plenitude. Segurança, tranquilidade... como se já tivesse passado por aquele momento.
Recordo o calor do quarto.
A simbiose entre a noite e o dia, o meu corpo e outro, novo, a descobrir.
O fio dos dias numa rotina simples - alimentar, alimentar-me, descansar, mudar fraldas, repetir tudo outra vez.
Sentir o meu corpo. Ver formas novas. Um peito grande e dorido. Uma barriga que já não tem bebé mas que continua lá. Um penso a tapar uma cicatriz que ainda não vi mas que dói e limita. Um corpo que sangra. Que sua durante a noite. E eu, que sempre fui tão sensível a todas as mudanças, a aceitar e a apreciar todas estas coisas novas.
Há duas palavras escritas na cabeceira - REJUVENESCER e RECUPERAR. E para isso é preciso HONRAR o que nos permitiu chegar aqui, à presença deste novo ser, e que agora o alimenta.
Amamentar é render-me ao que de mais puro e animal há em mim.
(...)
Umas semanas depois, olho para trás e recordo a magia das primeiras semanas...
A embriaguez de amor e hormonas. O deleite da amamentação. O encantamento de nos descobrirmos como pais.
Não foi nada do que esperava. Foi muito melhor, muito mais fácil, muito mais intuitivo.
Houve refeições na cama, muitas delas ao mesmo tempo em que dava de mamar. Houve sonos e sestas. Houve filmes e séries. Houve banhos e massagens. Houve refeições à mesa e jantares com velas.
Houve pedidos simpáticos à família e amigos para que viessem devagarinho, aos poucos. Houve visitas boas, que nos ajudaram com a roupa quando a máquina decidiu avariar, com as refeições quando não houve mãos para a fazer.
Terei comigo para sempre a recordação da magia destas primeiras semanas depois do nascimento de um bebé e de uma mãe,

Sem comentários: