Dia 3 | Mercado




Ainda pensei acordar mais cedo e passar pelo Bolhão mas o dia estava chuvoso e como tal fui recuperar uma fotografia tirada no último verão, num dia em que vim carregada de vasos para a nossa horta.

É uma pena existirem tão poucos mercados no Porto. Recordo-me de quando vivia em Barcelona. O bom que era existir um mercado em cada bairro. O estarem abertos desde cedo até às 8 da noite, permitindo a todos usarem-nos. A vontade que dava de comprar em todas as bancas - no senhor dos ovos, o senhor do leite, nas especiarias e nos frutos secos. O peixe sempre fresco, Os legumes alinhados com rigor.

Por cá não é assim. O Bolhão está meio que a cair. Ao Bom Sucesso retiraram-lhe a alma de mercado e transformaram-no em mais um shopping à traição. O de Matosinhos, onde ía com a minha avó tantas vezes e onde adorava ver os coelhos e as galinhas, parece ter uma nova vida, mas sendo longe e com os horários que tem não permite visitas frequentes.

Adoro mercados. É das coisas que faço sempre questão em visitar quando conheço um país. Seja numa feira de móveis usados em Berlim ou num mercado em Bundi. Só se conhece um sítio quando se  conhece os seus mercados e a sua gente. Que vai sempre há procura do melhor.

Pena que por cá não seja assim.

Sem comentários: